domingo, 27 de novembro de 2011

Implantação do PDE na escola Horácio Alves de Andrade

    Neste mês de Novembro o Centro de Ensino Horácio Alves de Andrade, realizou reuniões com os professores, representantes de classe e pais de alunos sobre a implantação do PDE (Plano de Desenvolvimento Escolar) na escola. A primeira reunião foi feita no dia 03 de Novembro de 2011, apresentando os motivos e a vantagens da implamtação do projeto. O plano deverá arrecadar para escola cerca de 60 mil reais. Veja a listagem completa das escolas que receberão a implantação do PDE: (Clique aqui)
  

                                                   O que é PDE?
    O Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE Escola, é um Programa voltado para o aperfeiçoamento da gestão escolar democrática e inclusiva. O Programa busca auxiliar a escola, por meio de uma ferramenta de planejamento estratégico, disponível no SIMEC, a identificar os seus principais desafios e, a partir daí, desenvolver e implementar ações que melhorem os seus resultados,. oferecendo apoio técnico e financeiro para isso.

    A metodologia de planejamento do PDE Escola desenvolve-se em três etapas:

- Diagnóstico da Escola;
- Síntese do Diagnóstico da Escola; e
- Plano de Ação da Escola

    O plano deve ser elaborado com a participação da comunidade escolar e enviado, via SIMEC, para a Secretaria, que é responsável pela análise e aprovação do plano. Após aprovado pela secretaria, o plano é enviado para validação do MEC que, após análise, solicita o pagamento dos recursos para o FNDE. Após o recebimento dos recursos, cabe a cada escola e sua respectiva secretaria executarem, monitorarem e avaliarem o plano.

      Em 2011, o PDE Escola atenderá 19.095 escolas, divididas em dois grupos:

  • Escolas cujo IDEB 2009 foi igual ou inferior a 4,4 para os Anos Iniciais e 3,7 para os Anos Finais, exceto aquelas que já receberam as duas parcelas dos recursos entre os anos 2008 a 2010 - 13.347 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas NOVAS);

  • Escolas que não receberam uma ou as duas parcelas dos recursos para execução do seu Plano de Ação entre os anos 2008 e 2010 - 5.748 escolas (Clique aqui para ver a lista de escolas REMANESCENTES).

domingo, 6 de novembro de 2011

A Corrupção no Brasil

    A corrupção, o desvio de dinheiro e outras atrocidades cometidas pelos políticos na atualidade. Isso está se tornando cada vez mais frequente, principalmente no Brasil. Neste ano, só no governo da presidente Dilma Roussef foram seis os casos de ministros afastados, sendo que cinco deles foram demitidos por motivo de suspeitas ou flagrantes corrupção. Em destaque, o caso do político eleito pelo PMDB, o maranhense Pedro Novais que renunciou ao seu cargo após fortes suspeitas de corrupção, sendo assim substituído pelo também maranhense e colega de partido Gastão Vieira.


    As pessoas não aprovam, mas também não fazem nada contra a corrupção. Muitos acham até normal, não sabendo que não é só dinheiro em si que é surrupiado do povo brasileiro, mas também a saúde, a educação, o saneamento básico e a segurança.
    Quando um político desvia o dinheiro público, ele está tirando o dinheiro que poderia ser usado para criar projetos sociais e até mesmo para criar mais empregos para o nosso povo, promovendo assim o aumento de pessoas que moram em condições precárias abaixo da linha da pobreza e a marginalização de nossos jovens. Mas a culpa maior de tudo isso é do povo, que não sabe votar. A maior prova disso é Fernando Collor de Melo, o primeiro presidente a ser eleito pelo voto direto e o primeiro também a ser deposto. Mas esse fato é também a maior prova de que o povo estando unido não tem político corrupto que vença. Então antes de cobrarmos aos políticos que nos representam, temos que cobrarmos de nós mesmos, e votar naqueles que terão capacidade de lhe representar mais à frente, e não naquele que te der mais para votar.